O CLIENTE 4.0 – quem é ele?
O mundo mudou, a vida mudou e o CLIENTE mudou. Quem é esse novo cliente? O que ele deseja? Como impactá-lo, ou melhor, como encantá-lo?
O cliente está no centro do mundo do empreendedor. Sem ele não há para quem vender os produtos, serviços, oferecer estratégias e técnicas de mudanças de hábitos, orientar em investimentos, etc. Sem o cliente o empreendedor, nada, nada, nada e morre na praia.
O cliente quer se sentir especial! E para isso é necessário conhecê-lo. Hoje eu trago 4 esferas principais para encantar o cliente. O primeiro: entender o novo perfil do cliente 4.0, segundo dicas para fazer do atendimento 4.0 uma experiência extraordinária, terceiro o esforço do cliente depende de boas interações e por último dicas que não podem faltar para tornar o seu atendimento 100%.
Então, é mão na massa………..
Para entender o novo perfil do cliente 4.0
- converse com o cliente de forma próxima e humanizada ele quer falar com uma pessoa não com uma máquina
- respeite e valorize problemas e informações que o cliente te apresenta
- personalize seu atendimento interação como se fosse “feito especialmente” para o cliente
- fuja correndo de respostas prontas. O cliente fica com a impressão de que é só mais um e não fica satisfeito com a experiência
- comunique-se de forma rápida e fluida em todos os canais de atendimento da empresa
- proporcione uma experiência incrível porque isso vai refletir diretamente na avaliação nas redes sociais. E ser bem avaliado é tudo!
Confira agora as dicas para criar experiências únicas (atendimento 4.0)
- o cliente 4.0 quer se conectar com as marcas que reforcem suas crenças e condutas
- o atendimento 4.0, então deve entender os valores e expectativas dos clientes. Só assim conseguem realizar interações mais personalizadas
- as expectativas criadas para surpreender o cliente 4.0 devem ser customizadas, únicas
- o atendimento deve ter agilidade e fluidez na comunicação
- os operadores devem evitar respostas prontas e processos burocráticos
Dicas essenciais para diminuir o esforço do cliente
- diminuir o número de etapas que o cliente deve realizar para conseguir o resultado que deseja
- reduzir o número de dados que o cliente precisa cadastrar
- evitar que o cliente tenha de repetir a mesma informação para vários atendentes
- o time de atendimento, marketing e tecnologia devem trabalhar em sincronia para minimizar o esforço do cliente
Para melhorar o seu atendimento…
- empatia é essencial. Os operadores devem se comunicar da mesma forma que gostariam de ser atendidos
- resolva o problema do cliente para além das regras da empresa ou procedimentos padrão do atendimento
- o operador deve ajudar o cliente a atingir seus objetivos com agilidade. Dê importância às demandas do cliente.
Gostou?
Continue acessando esse canal para mais conteúdos sobre “Como encantar seu cliente”.